top of page
20230918_112942_0000.png

1° EVENTO DO CLUBE

O evento foi idealizado pelas criadoras do clube, com o intuito de falar sobre a importância do incentivo à leitura, entre outros assuntos. Intitulado de “Incentivo à Leitura, celebrando a diversidade literária”, o encontro foi realizado no dia 26 de abril, na UEPA - CCSE e iniciou-se às 8h30.

Contando com 4 mesas, duas no período da manhã e outras duas na parte da tarde.

A primeira mesa, chamada de “A importância do incentivo à leitura por meio de clubes do livro”, começou às 9h e contou com o palestrante Pedro Gama, professor formado pela Uepa e livreiro da livraria travessia. A segunda palestrante foi uma das administradoras do clube e aluna da uepa, a Brenda Leite, que teve como a mediação a também administradora do clube e estudante de letras da universidade, Isabelly Assunção.

A mesa abordou a importância que os clubes de leitura tem para incentivar o hábito de ler, principalmente entre os jovens, falando como eles se sentem mais motivados sabendo que poderão compartilhar com mais pessoas suas opiniões sobre a obra. Finalizando as 10h com a declamação de um poema, feita pelo Pedro Gama.

Após a primeira mesa, houve uma pausa de quinze minutos para os participantes tomarem um café e se prepararem para a próxima palestra.

A segunda mesa começou às 10h15, com o tema “Leitura amazônica: a importância de ler obras regionais”, tendo a prof.ª Dra. em letras Renilda Bastos, e o prof. Dr. em letras Paulo Nunes. Com a mediação realizada pelo aluno de letras Andrei Augusto. A apresentação transcorreu com discursos e troca de ideias sobre a literatura amazônica, citando ilustres autores e falando como é importante ler suas obras. A mesa encerrou às 12h, com muitos aplausos aos queridos professores.


Na parte da tarde começou a terceira mesa: “Literatura contemporânea regional e sua importância”, às 14h30. Com a autora e revisora Yasmin Callado, falando sobre suas obras de suspense e romance, em que, aborda a cultura regional. Trazendo mitos e lendas paraenses e amazônicas para seus enredos. E a mesa teve como mediador o aluno de letras e membro do centro acadêmico de letras Eneida de Morais, Lucas Lopes. Apesar da segunda mesa também falar sobre a importância da literatura regional, a mesa 3 trouxe o contemporâneo desta literatura. E não falou somente dos clássicos. O encerramento foi às 15h30.

Por fim, após um intervalo de 15 minutos, realizou-se a quarta e última mesa, com o início às 15h45. Foi apresentado como tema “A Literatura da oralidade: expressão popular da memória”. Nela, teve como palestrante a prof.ª Dra. Aida Lima, e como mediador o aluno é membro do centro acadêmico de letras, Gabriel Duarte. Esta mesa teve como intuito comentar sobre a relevância da oralidade para a evolução da literatura. O texto falado, histórias contadas oralmente, passadas de geração em geração, foram essenciais para a criação da literatura que se conhece hoje. A mesa terminou às 17h, com um discurso de encerramento do evento e de agradecimento a todos que participaram

1° evento do Odisséia Literária: Texto
1° evento do Odisséia Literária: Pro Gallery
bottom of page